Caminho Suave

Hoje um colega me trouxe a mente uma lembrança maravilhosa da minha infância quando ele perguntou à uma outra colega se ela tinha sido alfabetizada com a cartilha Caminho Suave. Ao ouvir essa pergunta passou um filme na minha mente! Consegui me lembrar direitinho do B de barriga, Z de Zazá… Ai que saudades que deu!!! E confesso que foi graças a essa cartilha com caligrafia perfeita junto com a persistência da minha mãe que me despertaram o gosto em ter uma letra redondinha:)

Acho que assim como eu muitas pessoas foram alfetizadas com essa cartilha, afinal, ela foi escrita e idealizada em 1948 pela educadora Branca Alves de Lima que merece os parabéns pelo excelente feito. Infelizmente não tenho mais minha cartilha, quando se é criança não se tem muita dimensão de como essas recordações podem ser valiosas no futuro…  Mas descobri que ela está disponível para download! Oba, consegui matar um pouco as saudades!

Essa é a capa original:

E essa é a capa da edição seguinte:

Share
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Caminho Suave

  1. Santina Célia disse:

    Eu me recordo bem que o Z era de ZABUMBA.

  2. Ed Pereira disse:

    A capa acima é a Primeira (1ª edição de 1948), a seguinte é a Terceira (125ª edição de 2006). Falta na postagem a capa da Segunda (81ª edição de 1979)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *